sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A racionalidade do mundo e suas consequências

Acho que esse texto vai ser bem sincero, pois eu estou a escrevê-lo depois de longos pensamentos bastante reflexivos e de caráter bem existencialista, por isso resolvi postar aqui. De alguma forma eu precisava jogar para fora e, a melhor delas que encontrei, foi buscar inspiração para escrever no meu blog! Enfim, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

Bom, primeiramente, vou explicar o meu conceito de racionalidade (lembrando que ele pode não ser o que está no dicionário, mas pra mim é válido assim mesmo). Na minha opinião, a racionalidade é uma palavra relacionada ao fato das pessoas se interessarem em pensar um pouco mais no porque de você estar ai sentado lendo o meu texto, o porque de eu estar aqui escrevendo o que penso, resumindo, o porque de tudo. Trata-se de um ato que não se extende a todos, já que apenas um pequeno grupo de pessoas tem interesse em fazer de tudo uma visão diferente, e, neste caso, diferente significa aprofundada. Isso se dá pois, num mundo como o nosso, as pessoas tendem, cada vez mais, à se alienar, fazer com que tudo se torne mais fácil e mais rápido. Porém, isso pode não ser uma boa saída para o entendimento da sua própria vida.

É comum achar nesse pequeno grupo que 'internaliza os sentimentos' resquícios ou inícios de crises reflexivas. Em parte, isso pode ser bom, pois você acaba se conhecendo melhor, à medida que, experimenta novas formas de observar a realidade. Contudo, em alguns casos (na maioria, pra ser mais exato, e no meu, inclusive), a pessoa acaba se esquecendo que, aqui fora, temos um mundo que independe do que você pensa e que esse mundo gira sem parar, queira você ou não. Isso acaba causando o que eu, particularmente, gosto de chamar de crise existencialista e é bem nesse ponto onde o perigo mora. Trata-se de um problema que pode colocar em cheque todas as suas ações, crenças, ideais, pois se instala um peso tão grande em suas costas, que é difícil de ser retirado, mesmo que com ajuda das pessoas mais próximas a você e que tanto te estimam. Esse peso pode causar sérios problemas psicólogicos se não forem tratados com o adequado jeito. Além disso, o fato de você ficar mais triste, acaba fazendo com que sua auto-estima fique prejudicada, e isso acaba por levar você para um lugar que te esconde da luz, ou seja, fica, cada vez mais, difícil de sair, pois quando você se depara com sua situação, já está longe o bastante da realidade para voltar facilmente a ela.

Enfim, essa era a mensagem que eu queria passar e espero que tenha conseguido, pois este é um assunto que é muito difícil de se tratar, especialmente quando você sofre na própria pele os sintomas desse modo de viver. Por isso, será que vale a pena gastar seu tempo pensando 'bobagens' que, no final das contas podem não levar a nada? Talvez não, talvez sim. Prefiro acreditar que sim, porque, você pode ter certeza: o fato de levar tudo pelo lado racional te dará uma visão totalmente diferente das coisas que acontecem ao seu redor. E, para finalizar, colocarei uma frase sábia do Humberto Guessinger que me induz a continuar sendo assim:

'Há sempre alguma coisa que agente não consegue entender.'

Obrigado pela atenção,
Victour Neves

Um comentário:

  1. Ficou bem feito e bem argumentado esse texto, muito bom :].
    keep on rocking blogay sauhasuhas

    ResponderExcluir